Saiba quanto vale uma barra de ouro

Silvio Santos é definitivamente o maior ícone quando se fala em barras de ouro. Não somente por ele ser rico, mas porque foi o pioneiro na ideia de premiar os participantes de seus programas em barras de ouro (que não desvalorizam nunca).

Mas afinal, quanto pesa e quanto vale uma barra de ouro?

A maior barra de ouro no mundo pesa cerca de 250 kg e mede 45,5 centímetros x 22,5 centímetros x 17 centímetros. Foi produzida pela Mitsubishi Materials Corporation, subsidiária da Mitsubishi. O ouro foi garimpado na Mina Toi em 11 de julho de 2005. Valia em 2005 400 milhões de ienes (aproximadamente 3.684.000 de dólares norte-americano).

Em média, uma barra de ouro é vendida no mercado possuindo 1kg (ou 32,15 onça troy), o equivalente a mais de R$ 130 mil reais.

Sua elevada condutividade el’etrica e resistência à oxidação tem permitido seu uso de forma ampliada, não somente para confecção de jóias. A Nasa usa o ouro em computadores e naves espaciais. Empresas aéreas também utilizam o ouro em componentes eletrônicos.

A África do Sul é o principal produtor de ouro do mundo, responsável por pelo menos um terço de todo o ouro extraído no mundo. Londres e Zurique estão entre os principais centros de comercialização do ouro.