12 Ago 2017

Você já se perguntou sobre a origem do nome Ponta Negra, que denomina um dos principais pontos turísticos de Manaus?

Antes de ser um ponto turístico, a Ponta Negra era chamada de ‘Areial’ e era o principal lugar nos tempos áureos da borracha de desembarque do produto, além de fornecer carvão, pedras e a própria areia.

Em 1650 a área era habitada por índios Aruaque e Alófila e sempre foi isolada da cidade. As famílias geralmente chegavam de barco, a exemplo do que acontece atualmente com a Praia da Lua.

Foi Gilberto Mestrinho quem abriu estrada para facilitar o acesso ao local, que com o passar dos tempos receberia infraestrutura e atrairia os mais ricos da cidade. Um dos primeiros conjuntos residenciais foi o Jardim Europa e era conhecido como o residencial mais longe do Centro da cidade.

O Exército também se instalou na área e foi a partir de 1980 que aconteceu a grande explosão imobiliária naquela área.

Sobre a origem do nome Ponta Negra ainda há grande mistério sobre ela. O historiador Mário Ypiranga por sua vez traz um pouco de luz, não identificando exatamente quem deu o nome, mas explicando a origem. Para Mário o nome não tem muita razão de ser, já que o local é rico em cores. Mas como a praia tem uma ponta e está às margens do Rio Negro, não teria sido muito difícil associar uma coisa a outra.

Veja mais posts

Páginas