Desafio mortal volta com força no Youtube e deixa pais sob alerta

Depois da perigosa ‘moda’ de beber detergente e inalar desodorante, o mais recente desafio nas redes sociais está causando nova preocupação nas autoridades e pais.

Vários jovens em todo o mundo estão participando do Desafio do Preservativo. A ideia é inalar o contracetivo pelo nariz e depois puxá-lo pela garganta, retirando-o pela boca. A cena é filmada e depois divulgada nas redes sociais. Há sério risco de os jovens asfixiarem durante o ‘desafio’, que surgiu nos Estados Unidos.

“Os nossos jovens fazem tudo para ter ‘curtidas’, visualizações e seguidores. É necessário alertar os pais e as autoridades, porque crianças e jovens passam o dia procurando esses desafios para depois imitar”, explica Stephen Enriquez, especialista em educação e pedagogia nos EUA, que adianta que as autoridades norte-americanas foram alertadas para a nova ‘moda’.

Segundo a ABC, o desafio foi “criado” por Savannah Strong, estrela do YouTube, em 2013. O vídeo da jovem voltou a ganhar destaque e depressa se tornou viral novamente.